
Você sabia que os brasileiros leem, em média, 4,7 livros por ano? Quem possui ensino superior lê mais, 8,3 obras. É o que indica a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2008 – e encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao IBOPE Inteligência. Imagine esses números se multiplicando ao longo dos anos... Nós damos as dicas para você renovar livros lidos ou antigos – se é que eles já não foram doados ou emprestados para aqueles amigos que nunca devolvem.
1 – Enfeite a casa
Se você está acima da média brasileira e já não há espaço na estante para tantos livros, reserve alguns para criar móveis e objetos. Dá para fazer uma mesinha de canto - como contou Simone Quintas no blog Lá em Casa - ou uma estante fantasma. No vídeo do site Videojug, em inglês, dá para entender perfeitamente o passo a passo.
2 – Troque com um “amigo”
Esta dica não é nova, certo? Mas trocar com amigos virtuais é! Basta fazer parte de sites como o Trocando Livros e cadastrar as obras que não deseja mais. Quando alguém escolher um dos seus livros, você o envia por correio e ganha um crédito, que pode ser trocado por qualquer outro.
3 – Transforme-o em um vaso
Olha só o que os japoneses inventaram desta vez. O Honbachi é um vaso de flores feito com um livro recortado – vendido já com a semente ou a muda escolhida e a terra. Pena que ainda não inventaram algo parecido por aqui. Será que alguém se arrisca a fazer um igual?
![]() |